Pular para o conteúdo

Academia do Skate lança mapeamento de projetos de skate social em MG

  • Naide Sousa 

Realizado pela Associação Natividade desde 2017, o projeto Academia do Skate está entre as maiores ações de iniciação ao skate do país, com mais de 26 mil pessoas atendidas em Minas Gerais. Além das aulas gratuitas em sua pista de skate itinerante e de dar oportunidade a mais de 160 profissionais ao longo das suas 22 etapas, o projeto inova mais uma vez com a publicação do Inventário do Skate Social em Minas Gerais.


O trabalho de pesquisa, que surgiu a partir do saldo residual da última edição do projeto na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, contou com o patrocínio da CEMIG e apoio da Federação Estadual de Skate de Minas Gerais e do Observatório do Esporte, programa de disseminação de conhecimento esportivo da SEDESE.


Foram quase 5 meses de imersão no território mineiro e de diversas entrevistas, que emergiram no mapeamento de 39 ações formais que utilizam o skate como ferramenta social, beneficiando quase 3 mil pessoas, em 34 cidades do estado. O Relatório produzido conta um pouco da história dessas ações, as formas de financiamento e os desafios encontrados pelos idealizadores. O inventário pode ser acessado e lido na nossa página de publicações aqui.

Mas o trabalho não parou por aí, pois ainda foi criado um grupo de contato para aproximar todos os agentes sociais envolvidos, além de ofertar, no dia 05 de setembro, às 19h00, o primeiro encontro virtual do Skate Social de Minas Gerais.


Nesse caso, a tecnologia foi usada como estratégia para aproximar os agentes do skate, que estão espalhados por 14 territórios de desenvolvimento, dos 22 existentes no estado. Na oportunidade a equipe da Natividade também apresentou um pouco da metodologia de ensino do skate street que desenvolveu ao longo dos anos e um portfólio de formulário – ficha de inscrição, lista de frequência, questionário de avalição – importantes para a formalização das atividades e para conseguir, no futuro, ainda mais apoio financeiro. A formação pode ser vista pelo link: https://youtu.be/DSLISzt5ghU?si=VCHB8K99OigyY4_N


Para Isabella Guimarães, coordenadora do projeto, “Esta foi a remanda inicial para mostrar com evidências e dados a importância do skate para os mineiros”. Ela ainda acredita, que a pesquisa vai permitir que o governo de Minas Gerais possa pensar em políticas públicas especificas para o skate, ampliando ainda mais o número de praticantes e valorizando essa cultura sobre rodas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *