TécnicaS
O começo da escalada pode parecer assustador, mas para a escalada, o desafio e a superação são os dois maiores motivadores. Para facilitar a sua prática das modalidades, apresentamos algumas técnicas de movimento.
Pegadas/ Agarras

Consiste em apoiar os dedos da mão na vertical e o polegar por cima do indicador.

Consiste em pressionar uma agarra com o auxílio dos dedos e do polegar, aplicando a força em direções opostas.

O atleta pressiona uma superfície ou superfícies opostas com um dos membros superiores, empurrando-as para fora.

É qualquer apoio que é orientado para um puxão lateral. É uma ação contrária ao gaston.

Pockets são pequenos buracos que possuem profundidade perpendicular à superfície da rocha. O nome é bastante auto explicativo, cabendo apenas um, dois ou três dedos.

É quando você usa a parte de baixo de um apoio.

Consiste em empurrar um apoio com a palma da mão aberta. Essa técnica é útil quando se está bloqueando (realizar tração com alguma parte do corpo), pois permite que o escalador aplique pressão contrária à uma face aberta.
Pisadas

Utilizar a parte de fora do pé/sapatilha nas agarras, pode ser muito útil nas vias negativas, em vias positivas e verticais pode gerar um afastamento da parede devido a movimentação necessária para encaixar o pé, portanto, nessas vias pode levar a uma queda.

Realizar um movimento de gancho utilizando o calcanhar. O calcanhar é posicionado na parte de cima da agarra ou da superfície, colocando força nos membros inferiores para realizar o movimento.

Pisar na agarra com a ponta do pé/sapatilha, permite que o pé permaneça em agarras muito pequenas, facilita no momento da troca de pisadas e na troca dos pés na mesma agarra, com um pequeno ajuste é possível trocar para um In Step ou para um Side Step.

Realizar um gancho com a ponta da sapatilha utilizando o peito do pé, a ponta da sapatilha é utilizada como um ponto de fricção e ajuda a equilibrar e/ou puxar.

Utilizar a sola de borracha da sapatilha para pressionar a parede ou módulos aproveitando o atrito entre a parede e a sola da sapatilha.