No último sábado (29), Belo Horizonte foi palco de inúmeras manobras para as atletas femininas do projeto Conexão SK8. O evento, promovido pela Nescau, contou com competições em 8 modalidades esportivas, sendo o skate feminino uma delas.
Cinquenta e nove alunas dos projetos Conexão SK8 III, Conexão SK8 IV e Conexão SK8 Federal marcaram presença, representando o projeto e as cidades de Divinópolis, Ouro Branco, Barão de Cocais e Caeté.
A Associação Natividade, idealizadora do projeto Conexão SK8, aproveitou para fazer do evento um grande espaço de intercâmbio entre núcleos do projeto, integrando a nova geração de garotas skatistas de cada cidade. Foi uma grande festa do skate feminino dando oportunidade às jovens de serem protagonistas.
“Essa foi uma grande chance de crescimento esportivo para as nossas garotas, que participaram de uma de suas primeiras competições externa e conheceram colegas de outras cidades.” Conta Rafael Diniz, diretor da Associação Natividade.
Na Liga Esportiva Nescau, as skatistas puderam ter contato com o funcionamento de um campeonato de skate da modalidade street, disputado em baterias de voltas de 1 minuto de duração e passando por diversos tipos de rampas. As nossas skatistas ainda tiveram oportunidade de conhecer pessoas importantes da cena nacional do skate, como o paratleta Daniel Amorim, o “Amorinha”.
As Olimpíadas de Paris 2024 marcam a segunda participação do skate nos jogos, com destaque mais uma vez nas nossas competidoras femininas, como Rayssa Leal. Nesse contexto, a Associação Natividade fez questão de promover a participação de suas alunas na Liga, num passo em busca da equidade de gênero e do protagonismo feminino no mundo esportivo.
Criado pela Associação Natividade, o projeto Conexão SK8 é uma escola de iniciação ao skate. Por meio dele, a Natividade oferece de forma gratuita materiais de segurança, skates e uniformes para uma prática com profissionais capacitados no kit de rampas desenvolvido exclusivamente pela Associação.
As fotos do evento podem ser conferidas aqui.