A ação que visa a iniciação em novos esportes olímpicos parte agora para o seu terceiro ano
As Olimpíadas de 2024 são, pela segunda vez, palco de três novos esportes olímpicos: o basquete 3×3, a escalada e o skate. A inclusão dessas modalidades no rol olímpico mira o forte apelo junto ao público jovem, tanto para continuar atraindo audiência e relevância aos jogos, quanto como incentivo à disseminação da prática esportiva.
O projeto Jovens Olímpicos surge inspirado na adesão desses esportes às Olimpíadas. O caráter desafiador que essas modalidades trazem dialoga profundamente com o DNA da Natividade, na nossa visão de transformação pelo esporte. Assim, sistematizamos oficinas de iniciação esportiva, que buscam diversificar a cultura das práticas corporais de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, e alimentar o sonho de uma geração de jovens campeões.
De março de 2022 a maio de 2024 os Jovens Olímpicos se fizeram presentes em 5 cidades de Minas Gerais, com atendimento total de 1000 beneficiários, de 5 a 18 anos, nas modalidades olímpicas do skate, basquete 3×3 e escalada. Os números do projeto apontam ainda uma paridade de gênero entre os participantes, sendo 49% meninas e 51% meninos. Eles vem de escolas públicas e 63% são negros.
Agora, o projeto Jovens Olímpicos inicia sua terceira edição, com núcleos nas cidades de Tiradentes, Belo Horizonte e Almenara, com patrocínio da Cemig, LCM, Lecnor e Santíssimo Resort Tiradentes, e a mesma paixão pelo esporte social.