Pular para o conteúdo

Jovens Olímpicos Ano II

Projeto de iniciação esportiva voltado para crianças e adolescentes nas cidades de Tiradentes, Ouro Preto e Santa Luzia.

Início: setembro de 2023
Duração: até setembro de 2024
Público-alvo: 180 crianças e adolescentes entre 2 e 17 anos

A Olimpíada de Tóquio 2020/2021 marcou a estreia de três esportes no rol olímpico: escalada, skate e basquete 3×3 (street ball). Em comum, esses esportes trazem um forte engajamento do público jovem e um espírito desafiador de superar os próprios limites. Enxergando o potencial transformador desses esportes, o projeto Jovens Olímpicos sistematizou oficinas de iniciação esportiva, que buscam diversificar a cultura das práticas corporais de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, e alimentar o sonho de uma geração de jovens campeões na vida.

Cidades

Santa Luzia, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte

Política de Financiamento

Lei Federal de Incentivo ao Esporte

Patrocinadores

ELO

Locais

  • E.M. Hilda Rabello Matta
    Rua Joventina da Rocha, 72 – Heliópolis, Belo Horizonte

Uma parede artificial de escalada foi montada na Escola Municipal Hilda Rabello, mesclando uma via de subida com 3,7m de altura e outra de deslocamento em cavernas, também conhecida como boulder. Essa infraestrutura é a etapa de iniciação que introduz e prepara crianças e adolescentes tanto para a prática da escalada indoor quanto para a escalada em rochas naturais. São 3 turmas de 15 alunos que participam do aprendizado do escalada, e, ao encerramento do ciclo de 3 meses formam-se novas turmas.



  • Arena Mariana
    Rua São Vicente de Paula, 130 – Bairro Vila Aparecida, Mariana

As aulas de skate em Mariana atendem 60 alunos, divididos em 3 turmas. O projeto Jovens Olímpicos promove o aprendizado do skate fazendo uso de um kit de obstáculos que tem como objetivo transformas espaços planos em áreas de aprendizado e de desafio, ao simular obstáculos urbanos comuns à prática do skate.



  • E.E. Pe. Afonso de Lemos
    Rua Afonso Maximiniano – Centro, Cachoeira do Campo

Em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, o projeto está presente com a iniciação esportiva de skate na Escola Estadual Padre Afonso de Lemos. Um kit de obstáculos desenvolvido pela Natividade transforma a quadra da escola em uma pista de skate onde os 60 alunos, divididos em 3 turmas, aprendem os fundamentos e manobras deste novo esporte olímpico. 



  • E.M. Maria José de Brito Carvalho
    Rua Uirapuru, 46 – Bairro São Cosme de Baixo (São Benedito), Santa Luzia

  • E.M. Marina Vianna de Castilho
    Rua Érico Veríssimo, 265 – Londrina, Santa Luzia

skate ganha cada vez mais espaço em Santa Luzia, por isso o projeto está presente na cidade. A estrutura do projeto transforma a quadra esportiva das escolas municipais em uma verdadeira pista de skate, utilizando o kit de obstáculos idealizado pela Natividade. Em ambas as escolas são atendidos 60 alunos divididos em 3 turmas.



  • Ginásio Poliesportivo
    Rua Belica, 90 – Bairro Parque das Abelhas, Tiradentes

O basquete 3×3 acontece agora em Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, trazendo um esporte novo e urbano para um cenário histórico. Sendo que uma das 3 turmas de iniciação esportiva, de 20 alunos cada uma, mescla o ensino de basquete com o futsal. O mesmo local serve também como núcleo do projeto para as aulas de iniciação esportiva em skate, sendo também 3 turmas de 20 alunos cada. 

Ações

No final de cada semestre de atividades, o projeto organiza uma miniolimpíada para avaliação dos conteúdos e incentivo à sociabilização das crianças e adolescentes das diversas turmas. O encontro, que também conta presença das famílias, celebra o fechamento do ciclo com a entrega de medalhas de participação a todos os envolvidos.
No decorrer do semestre, o projeto realiza passeios, nos moldes de visita técnica a outros espaços/projetos esportivos, dando oportunidade dos jovens conhecerem, por meio do esporte, novas realidades, pessoas e lugares.

Contribuindo para um mundo melhor!

Todas as nossas ações esportivas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS 2030) da ONU, contribuindo para o empoderamento juvenil e a diminuição das desigualdades que limitam a construção de um mundo mais justo e próspero. Alguns dos ODS que são foco do projeto:

ODS 2030

Ficha Técnica

Projeto: 5800.011591/2018-68
Recurso Captado: R$ 1.272.597,44
Prestação de Contas: em breve


Jovens Olímpicos Ano I

O projeto Jovens Olímpicos começou suas atividades de planejamento em julho de 2020 e, devido à pandemia de Covid-19, as aulas  de iniciação esportiva só puderam ter início em agosto de 2021. O primeiro ano do projeto teve duração de 25 meses e atendeu 280 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos com aulas de iniciação esportiva de skate, basquete 3×3, futsal e escalada nas cidades mineiras de Santa Luzia, Ponte Nova, Belo Horizonte e Ouro Preto. Com financiamento da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto contou com o incentivo das empresas: Itaú, Bartofil, BDMG e Agropeu. 

Projeto: 1814353-90
Recurso Captado: R$ 334.927,55