Em 2022, o Academia do Skate circulou por três cidades mineiras, em quatro locais diferentes. Ao todo foram 13.927 atendimentos realizados – para 4.323 alunos – pelo projeto da Associação Natividade, que tem como objetivo democratizar o acesso ao novo esporte olímpico.
No ano em que Rayssa Leal dominou os campeonatos mundiais representando o skate brasileiro, nós fizemos mais “fadinhas” se apaixonarem pelo esporte. Vem com a gente rever este ano!
ETAPA Ipatinga
Com o patrocínio da Riachuelo, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte “Minas Esportiva”, o projeto chegou em Ipatinga para fortalecer a cena do skate local. De 08/01 a 11/03, a pista esteve no Shopping Vale do Aço e realizou 2.756 atendimentos para 956 alunos. Ressaltando um dos nossos objetivos de fortalecer a base, 65% dos alunos tinham até 18 anos! Além disso, 85% iniciou a prática por meio do projeto.
No dia 19/02, a etapa recebeu o 15º Campeonato Academia do Skate! A competição contou inclusive com skates de brinde doados pela Kim & Kris StreetWear. Veja abaixo algumas fotos do dia:
ETAPA Lagoinha
Dos dias 05/03 a 08/05, 908 alunos tiveram a oportunidade de andar de skate no Legacy Hub, no tradicional bairro da Lagoinha, em BH, totalizando 3.376 atendimentos. Do total, 86% do público foi composto por crianças e adolescentes. Novamente, o alto número de pessoas sem conhecimento sobre o esporte que procuraram o projeto: 62%.
Aqui na Natividade, trabalhamos com o objetivo de trazer acesso ao esporte para crianças e adolescentes como mecanismo de mudança de vida e promoção da saúde e bem-estar. Pensando nisso, nos dias 17 e 18 de março, o projeto recebeu alunos da E. E. Olegário Maciel, do projeto Geração de Ouro, do INEED e do Projeto Gol de Ouro, de Santa Luzia. Em abril, recebemos a presença do Seleções do Futuro, do Educa na Luta, da Associação Cruz de Malta e da Escola Municipal Honorina de Barros. Em maio, marcaram presença o Projeto Skate Vivo da Serra e do Morro Alto, a Escola Municipal Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa.
Visita da Escola Municipal Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa na etapa Lagoinha (Foto: Divulgação / Natividade)
Seguindo a tradição, no dia 09/04, foi realizado o 16º Campeonato de Skate para acompanhar o desempenho dos alunos da etapa, veja como foi no vídeo abaixo:
Encerramos a etapa da Lagoinha com a doação dos materiais e equipamentos para a Família Pro Skate, coletivo que ministra atividades de skate na cidade de Pedro Leopoldo.
Essa edição do projeto também teve o incentivo do estado de Minas por meio do Minas Esportiva. O patrocínio, desta vez, ficou por conta da CEMIG!
ETAPA Taboca
Ainda em Belo Horizonte, mas agora no Parque Nossa Senhora da Piedade, mais conhecido como Taboca, a etapa recebeu 1.357 alunos de 21/05 a 21/08, totalizando 4.210 atendimentos. Destes, 60% eram meninos e 90% crianças e adolescentes. Nesta, 86% dos alunos não possuíam conhecimento prévio sobre a modalidade.
Fortalecendo a presença do esporte na comunidade local, em junho, recebemos a visita da galera do Projovem – Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos / Projovem GDCOM, da Morada Church e do Garage Skate Park. Em julho, estiveram presentes o Circuito Inclusão
Ao final, foi realizado o 17º Campeonato Academia do Skate no dia 23/07. Confira como foi:
A etapa fez tanto sucesso que, atendendo a pedidos, ficamos mais três semanas instalados no parque!
ETAPA Caeté
Saindo do âmbito estadual, a edição contou com patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. As aulas aconteceram de 09/09 a 11/12.
1.102 alunos participaram da edição realizada em Caeté, na praça da Avenida Carlos Luz, totalizando 3.585 atendimentos. Nessa etapa, muitos dados positivos! Houve um maior equilíbrio entre os sexos dos participantes: contamos com a presença de 452 de meninas, 41% do público total! Além disso, 90% dos alunos possuíam até 17 anos e 96% não possuíam nenhum conhecimento sobre o esporte.
Em outubro, a equipe Natividade palestrou na Escola Municipal Anésia Maria Pinheiro, no distrito de Morro Vermelho, no Caeté, disseminando ainda mais o skate para o interior. Assim, realizamos nossa missão de promover saúde e bem-estar e contribuímos para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela Agenda 2030 da ONU.
Ainda em outubro, o Núcleo Comunitário Educacional de Caeté – NUCEC esteve presente para uma aula super produtiva. O mesmo ocorreu com a Escola Municipal Israel Pinheiro, do distrito de Rancho Novo.
A etapa foi o palco do 18º Campeonato Academia do Skate no dia 05/11. Confira como foi:
E agora?
Esperamos vocês em João Monlevade no dia 13 de Janeiro!